terça-feira, 10 de maio de 2011

VERBOS A CONJUGAR NA SUA FAMILIA


UM CASAMENTO SAUDÁVEL

(GÊNESIS 2:24)


Lí certa vêz a história de jovem senhora que:

- Depois de casada, a esposa conservou em segredo uma caixa, e pediu para que seu esposo nunca a olhasse. Um dia, depois que sua esposa saiu, ele não suportando a curiosidade, abriu a caixa, e encontrou, para seu espanto, 3 ovos e R$ 3.000,00. Contando para esposa, perguntou o porquê daqueles ovos.

- Ela disse que cada vez que ele a entristecia, ela colocava um ovo na caixa. Feliz da vida, ele exclama: "Mas eu sou um ótimo esposo, somente 3 erros em 1 ano de casado!" E o dinheiro?

- Ela respondeu: "cada vez que completa uma dúzia, e vendo os ovos e guardo o dinheiro!".

- Hoje vocês estão entrando para uma instituição sagrada, mas por causa do pecado, com muitas dificuldades e desafios. Vocês deverão aprender a ganhar com os erros um do outro.

Como manter um casamento saudável, e uma familia bem fundamentada.


Este é o mês da familia. Gostaria de apresentar aqui, o princípio básico para se ter um casamento feliz, saudável e uma familia bem fundamentada.


Em apenas um texto da bíblia temos os princípios fundamentais de um casamento saudável, não sem conflitos, mas capaz de resolvê-los de forma sábia e construir um relacionamento maduro.

"POR ISSO, DEIXARÁ O HOMEM PAI E MÃE E SE UNIRÁ À SUA MULHER, TORNANDO-SE OS DOIS UMA SÓ CARNE". (GÊNESIS 2:24)

Neste verso encontramos pelos menos três princípios, para um casamento saudável:

Primeiro principio, deixar pai e mãe. / Segundo princípio, unir um ao outro. / Terceiro princípio, tornar-se uma só carne.

1. I. Casando-se no Senhor:

A primeira coisa que queremos falar, é que o casamento só vale a pena se for no Senhor. A expressão casar-se no Senhor foi cunhada pelo Apóstolo Paulo em I Coríntios 7:39. O casamento só é saudável, quando é realizado no Senhor!

Mas, o que quer dizer casar-se no Senhor?

1.1. Quando os cônjuges têm os corações inclinados a obedecer a Deus.

1.2. Quando os cônjuges fazem do casamento uma oportunidade de servir melhor.

1.3. Quando os cônjuges fazem do casamento uma oportunidade de crescer.

II. Mantendo um casamento saudável:

A segunda coisa que queremos falar, é para manter uma família ou um casamento saudável é preciso que, todos os dias, conjuguemos alguns verbos.

Alistei alguns abaixo, mas muitos outros poderiam ser acrescentados e lembrados.

1 Amar

Para mim este é o primeiro e mais importante verbo que devemos conjugar. Amar é um verbo de ação. Todos os dias temos que tomar a decisão de amar os filhos, pais e cônjuge. Nós temos que acordar, a cada dia e tomar a seguinte decisão: "a despeito das dificuldades do dia, eu vou decidir amar meu marido, (ou esposa), pai, mãe, filho."

Conjugue esse verbo beijando, abraçando, presenteando, elogiando, ajudando, passeando com seu cônjuge, pais e filhos.

2 Perdoar

É o segundo verbo mais importante. Se queremos construir um casamento e uma família ajustada e feliz é preciso conjugar o verbo perdoar. Jesus disse que deveríamos perdoar sempre. Perdoar é abrir mão da vingança. Perdoar não significa esquecer o que aconteceu, mas fazer com que ofensa cometida contra nós não tenha nenhum efeito sobre o relacionamento.

3. Compreender

Compreender é um verbo que nos levará a viver em harmonia com os membros de nossa família. Se o marido compreender que a esposa precisa de romantismo, como um peixe precisa de água, terá uma esposa feliz. Se por outro lado, esposas entenderem que o marido precisa ser respeitado e de realização sexual, tudo será melhor no casamento. Se pais compreenderem que os filhos passam por fases e filhos compreenderem as lutas e tensões que os pais vivem a família será mais saudável.

4. Adorar

Adorar a Deus em família é um verbo que está sendo esquecido pelas famílias nos dias de hoje. Adorar não é somente realizar o culto doméstico. Por exemplo, numa viagem, com o cônjuge ou filhos, ao contemplarem uma árvore frondosa, um riacho, reconheçam as maravilhas de Deus e citem um texto bíblico. É orar, com a família, antes e depois de uma viagem. Isso sem contar com a adoração, em família, aos domingos com outros crentes.

5. Divertir

Não parece, mas esse verbo é muito importante. Divertir em família é essencial para a saúde dos relacionamentos familiares.

· Brinque de dominó, uno, jogo da memória. Não faça da brincadeira uma competição. O importante não é ganhar, mas rirem juntos.

· Faça um piquenique com sua família no próximo feriado. Mas tem que ser um piquenique verdadeiro, com farofa, frango assado, toalha estendida no chão, cesta, etc. Você vai perceber que seus filhos nunca irão se esquecer desse dia.

6. Aceitar

Conjugue esse verbo é será feliz. Muitas das nossas infelicidades se originam da não aceitação do outro. Queremos que nosso cônjuge seja à nossa imagem e nossa semelhança. Aceite que seu marido jamais será organizado como você. Aceite sua esposa do jeitinho que ela é, com aquele insaciável desejo de ter muitos e muitos pares de sapato.

Alistei somente seis verbos. Com certeza muitos outros poderiam ser lembrados para construirmos uma família e um casamento saudável.