2010, ANO DE BENÇÃOS!
Veja aqui, os fatos que marcaram este ano. Veja nas páginas, dos Embaixadores do Rei, das Congregações e outras.
Com gratidão, Pr. José Nilton
A igreja do Senhor Jesus representa um projeto viável desde antes da fundação do mundo (Efésios 1.3-23) . Revogam-se todas as disposições em contrário. A nossa Igreja que completa 8 anos de organização, é uma prova disso.
As palavras do nosso texto hoje, no subtítulo, são encontradas num contexto da carta de Paulo aos Efésios e sugerem que ele emprega figuras de linguagem, de corpo e de edifício, para referir-se à Igreja, não no sentido físico, mas no sentido espiritual. Dele podemos compreender coisas significativas:
1. HÁ UM PROPÓSITO DIVINO REVELADO
Deus estabeleceu que a Igreja é destinada a sobrepor-se a todas as adversidades, a fim de realizar, plenamente, a função agregadora dos remidos do Senhor, através do corpo (de Cristo). Não se trata de um projeto de riscos. O seu êxito é fato irreversível, já por se tratar da determinação irrevogável do amor de Deus. Isso, apesar de frágil instrumentalidade humana de seus integrantes e promotores (Mateus 16.18).
2. HÁ UMA AÇÃO OBJETIVA REALIZADA
A Igreja não se realiza por decreto. Não surge de ato criador como a luz, por exemplo. Demanda, primeiro, uma ação de amor redentivo, que é a compra ou resgate pelo sangue precioso do Cordeiro (Efésios 5.25b – 27). Toda a revelação das Escrituras tem como tema central a Igreja, resgatada e conduzida à glória, ao encontro com o Noivo que a espera: “Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga...” (Efésios 5.27)
3. HÁ UMA AÇÃO PARTICIPATIVA
As figuras que Paulo emprega de corpo e de edifício, indicam a participação, ou seja, a integração operante de cada membro. Trata-se de um privilégio incomparável o de ser membro do corpo vivo de Cristo; ser comparado a “pedras vivas” no edifício de Deus: “Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual.” (1 Pedro 2.5ª)
Quanta participação é vista em clubes, sociedades de classes, de recreação, de economia, de cultura e de política. Quanto empenho, quanta dedicação até extrema nesses investimentos que a vida oportuniza. Tudo isso para o lado de cá da existência humana, destinado ao vazio das glórias efêmeras deste mundo.
A Igreja do Senhor merece e espera que nós entendamos melhor e apaixonadamente o papel que Deus no seu amor nos reservou. É o melhor que nos pode acontecer na vida. Realizar, através de nossa participação objetiva a obra do Senhor. O tempo passa e não volta mais. Realizemos com todo o nosso empenho nossa participação. Quando alguém arrumar nossas mãos sobre o nosso peito frio, o tempo terá passado. O “dia” terá acabado. Será noite. Não deixemos que por qualquer razão, nosso lugar e nossa ação se anulem.
“EIS QUE É TEMPO DE CEIFAR,
VAMOS TODOS TRABALHAR,
POIS NOSSO MESTRE EM BREVE VIRÁ
PARA NOS LEVAR.”
Autor original: Pr. Pedro Mendes Adaptação: Pr. José NiltonMensagem pregada na Igreja
O Que precisamos para fazer Missões?
“É necessário que eu anuncie em todas as cidades o evangelho do Reino de Deus, porque para isso fui enviado” (Lc 4.43)
Este verso é a divisa de Missões Estaduais. O contexto desta passagem apresenta Jesus curando a sogra de Pedro e em seguida curando e libertando a muitos ali. É nesse contexto, que Jesus afirma: “É necessário que eu anuncie em todas as cidades o evangelho do Reino de Deus, porque para isso fui enviado”
Nesse verso podemos destacar algumas características na vida de Jesus que precisam estar em nossas vidas. Eu quero compartilhar com os amados, acerca de três grandes características que são marcas na vida de um missionário, as quais são: Chamado de Deus, Consagração e submissão.
Estava lendo um informativo da convenção, o qual traz para nós a seguinte informação: temo hoje, 46 cidades sem o trabalho batista. São 46 cidades que precisam ser alcançadas por nós.m São milhares de pessoas que precisam de Jesus. E para alcançá-las precisamos ser verdadeiros missionário.
Fazer missões, não é fazer propaganda de missões, também não é só trazer a sua oferta. Para sermos missionários, precisamos de pelo menos ser marcados para a obra:
01.Chamado de Deus (v. 43)
A primeira marca de Deus, é o chamado para a obra missionária. O Missionário não pode ser um mero aventureiro. Ele é antes de tudo alguém que tem consciência do seu chamado. (Experiência ...)
02. Consagração (v.43)
O cristão para ser missionário, precisa ter uma vida consagrada.
Consagração, equivale a dedicação. Para a realização da obra missionária, “Deus precisa poder contar conosco”
Nas Palavras de Jesus podemos perceber que á palavras de alguém cuja vida demonstra consciência da missão. Jesus foi o missionário por excelência.
03. Submissão (v.43)
Outra marca de um vida missionária, é a submissão ao chamado de Deus.
Jeus assim falou: “Convém que eu anuncie...!” “Para isso fui enviado!”
Estas palavras são palavras de alguém submisso. Jesus não só tinha consciência da vontade do Pai, e não só era consagrado, ele também era submisso. Aliás, submissão é um sinal de uma vida consagrada. O Pr. Ivo Seitz, no livro O Evangelismo Pioneiro, fala o seguinte: “O mundo vive preocupado com novidades. O Espírito Santo por meio de Paulo continua com razão. Em nossos dias proliferam os mestres que vendem livros do quem o povo querem ouvir. Correntes religiosas insistem em exaltar o ser humano como divino”
Estamos ouvindo irmãos, mais mensagens antropocêntrica cujo tema central, é o homem, e cada vez menos ouvimos mensagens cristocêntricas, na qual Cristo é o tema central.
Conclusão:
Missões, é a tarefa principal da igreja. Deus não nos chamou para construir templos, visitar os enfermos, ou qualquer outra coisa. A nossa missão primeira, é Adorar a Deus e a nossa tarefa dentro dessa missão, é “anunciar Jesus”: É “Ganhar Vidas para Jesus!”
Repitam: A minha missão, é: Glórificar a Deus, e a minha tarefa principal nessa missão, é: “Anunciar Jesus”. Minha tarefa, é “ganhar vidas para Jesus”
Irmãos precisamos ter consciência do chamado de Deus, precisamos ser consagrado, e submisso a Deus.
Que Deus nos ajude a ser missionários autênticos!