terça-feira, 21 de dezembro de 2010


2010, ANO DE BENÇÃOS!

Estamos praticamente na Reta Final desse ano. E como é bom poder olhar para tráz e ver as marcas de um ano abençoado, vivido na presença do Senhor.
Como é bom podermos olhar para tráz, e vermos tudo que Deus nos permitiu realizar durante os dias deste ano. é pois com alegria, que agradecemos ao Senhor, e suplicamos a ele que o proximo ano seja repleto de bençãos e realizações como tem sido este ano.

Veja aqui, os fatos que marcaram este ano. Veja nas páginas, dos Embaixadores do Rei, das Congregações e outras.
Podemos dizer como o salmista Davi: "Que daremos ao Senhor, por todos os benefícios que no tem feito?" A Deus seja dado toda honra e toda glória, para todo o sempre!

Com gratidão, Pr. José Nilton

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A igreja do Senhor - Um projeto viável (Ef1.3-23)


A igreja do Senhor Jesus representa um projeto viável desde antes da fundação do mundo (Efésios 1.3-23) . Revogam-se todas as disposições em contrário. A nossa Igreja que completa 8 anos de organização, é uma prova disso.

As palavras do nosso texto hoje, no subtítulo, são encontradas num contexto da carta de Paulo aos Efésios e sugerem que ele emprega figuras de linguagem, de corpo e de edifício, para referir-se à Igreja, não no sentido físico, mas no sentido espiritual. Dele podemos compreender coisas significativas:

1. HÁ UM PROPÓSITO DIVINO REVELADO

Deus estabeleceu que a Igreja é destinada a sobrepor-se a todas as adversidades, a fim de realizar, plenamente, a função agregadora dos remidos do Senhor, através do corpo (de Cristo). Não se trata de um projeto de riscos. O seu êxito é fato irreversível, já por se tratar da determinação irrevogável do amor de Deus. Isso, apesar de frágil instrumentalidade humana de seus integrantes e promotores (Mateus 16.18).

2. HÁ UMA AÇÃO OBJETIVA REALIZADA

A Igreja não se realiza por decreto. Não surge de ato criador como a luz, por exemplo. Demanda, primeiro, uma ação de amor redentivo, que é a compra ou resgate pelo sangue precioso do Cordeiro (Efésios 5.25b – 27). Toda a revelação das Escrituras tem como tema central a Igreja, resgatada e conduzida à glória, ao encontro com o Noivo que a espera: “Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga...” (Efésios 5.27)

3. HÁ UMA AÇÃO PARTICIPATIVA

As figuras que Paulo emprega de corpo e de edifício, indicam a participação, ou seja, a integração operante de cada membro. Trata-se de um privilégio incomparável o de ser membro do corpo vivo de Cristo; ser comparado a “pedras vivas” no edifício de Deus: “Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual.” (1 Pedro 2.5ª)

Quanta participação é vista em clubes, sociedades de classes, de recreação, de economia, de cultura e de política. Quanto empenho, quanta dedicação até extrema nesses investimentos que a vida oportuniza. Tudo isso para o lado de cá da existência humana, destinado ao vazio das glórias efêmeras deste mundo.

A Igreja do Senhor merece e espera que nós entendamos melhor e apaixonadamente o papel que Deus no seu amor nos reservou. É o melhor que nos pode acontecer na vida. Realizar, através de nossa participação objetiva a obra do Senhor. O tempo passa e não volta mais. Realizemos com todo o nosso empenho nossa participação. Quando alguém arrumar nossas mãos sobre o nosso peito frio, o tempo terá passado. O “dia” terá acabado. Será noite. Não deixemos que por qualquer razão, nosso lugar e nossa ação se anulem.

“EIS QUE É TEMPO DE CEIFAR,

VAMOS TODOS TRABALHAR,

POIS NOSSO MESTRE EM BREVE VIRÁ

PARA NOS LEVAR.”

Autor original: Pr. Pedro Mendes Adaptação: Pr. José Nilton

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ministério da Palavra: História do dia dos pais


História do dia dos pais

Segundo a história o Dia dos Pais tem sua origem na Babilonia... No Brasil, a comemoração ganhou um dia especial a partir de 1953. Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. Para conheçer um pouco mais, sobre a história, dê um clik no link a baixo:

Ministério da Palavra: História do dia dos pais

sábado, 31 de julho de 2010

Reflexão: Levanta e Resplandece

"Levanta-te e Resplandece porque é chegada a tua luz...!" (Isaias 60.1)

Este texto integra a segunda parte do livro do profeta Isaias, iniciado no capitulo 40 e que se estende até ao último capítlo, o de nmero 66. São 27 capítulos, com três subdivisões, os quai são chamados pelos rabinos de "O livro do conforto". vejamos cadsa uma:

I. A Primeira Parte, registra as profecis confortadoras em relação à libertação do cativeiro babilônica, vai do capítulos 40 ao 48.
II. A Segunda Parte, mostra as profecias acerca da salvação a ser providenciada pelo Servo sofredor, que vai dos capítulos 49 ao 57.
III. A Terceira Parte. Contém uma triplice mensagem: de triunfo, priosperidade e glória, com o restabekecimento do reino de Israel sob o governo do Messias, que vai dos caítulos 58 ao 66.

Ao lermos estes capítlos podemos compreender a mensagem que o Senhor tem para nós como registrada no verso que escolhemos para a nossa reflexão. Esta palavra anuncia a restauraçao de Jeruzalem, o retorno aos seus dias de glória. é uma mensagem de conforto, despertamento e renovação de vida.
Será que podemos então nos apropriar desa palavra? será que podemos aplicar em nossas vidas: creio que sim! podemos também confiar no poder restaurador de nosso Deus, quando nos submetemos a Ele, quando obedecemos a sua Palavra, e permitimos ao seu Espirito habitrar em nossas vidas e atuar em nossas mentes podemos exoerimentar tudo aquilo que foi prometido ao povo de Deus e a cidade de Jeruzalém no passado.
Creio que o senhor espera de nós, que vivamos triunfantemente com coragem, disposição e vigor. Ele bão nos chamou para a mediocridade e nem para uma vida sem propósitos. Ao contrário, somos chamados para a vitória, para uma vida plena e abundante.
Levanta e resplandece, é o grande desafio para o nosso tempo!

(Esta reflexão, está no Boletim do Programa da Mensageiras do Rei, realizado na Semana em Foco, veja as fotos do evento, na página "Mensageiras do Rei").

segunda-feira, 19 de julho de 2010


VALORIZE A SUA FAMILIA
Um artista que já era autor de muitas telas de grande beleza, pensou um dia que ainda não havia pintado a "sua tela", a tela que seria a suma expressão de sua arte.
E como seguia por uma estrada poeirenta a procurar alguma idéia, encontrou-se com um velho ministro religioso que lhe perguntou o que pretendia fazer.
- "Não sei ainda", respondeu o
artista: "Desejo pintar a coisa mais bela. Poderá informar-me qual é?"
- "É muito simples", respondeu o velho ministro: "Você a encontrará em qualquer igreja ou crença. A coisa mais bela do mundo é a fé".
O artista continuou a caminhar. Daí a pouco, encontrou-se com uma jovem noiva e perguntou-lhe qual era a coisa mais bela do mundo.
- "É o amor", respondeu. "O amor faz da pobreza, riqueza; suaviza as lágrimas e transforma pequenas coisas em portentos. Sem ele não existe beleza."
O artista prosseguiu. Como um veterano de guerra passava pelo seu caminho, o pintor aproveitou e fez-lhe a mesma pergunta. E o velho soldado respondeu: "A coisa mais bela do mundo é a paz. E a mais feia é a guerra", acrescentou.
Então, pensou o artista: "Fé, amor e paz... como poderei pintá-los?"
E balançando a cabeça tornou seu caminho de volta para casa meio que desanimado. Mas ao transpor seu limiar, encontrou a coisa mais bela do mundo:
No olhar de seus filhos viu a fé. No sorriso da esposa brilhava o amor. E ali, no seu lar, havia a paz a que se referiu o soldado.
Assim, o artista conseguiu pintar a coisa mais bela do mundo. E, ao terminar seu quadro, chamou-o de "Lar".
Você já parou para pensar na importancia do seu lar, da sua familia? Você tem reconhecido o valor da sua familia?

sábado, 17 de julho de 2010

LEIA. É UMA LINDA MENSAGEM
(Para visualizar melhor, clik na imagem)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

AS MARCAS DE UMA VIDA MISSIONÁRIA

Mensagem pregada na Igreja

O Que precisamos para fazer Missões?

(Pr. José Nilton)

“É necessário que eu anuncie em todas as cidades o evangelho do Reino de Deus, porque para isso fui enviado” (Lc 4.43)

Este verso é a divisa de Missões Estaduais. O contexto desta passagem apresenta Jesus curando a sogra de Pedro e em seguida curando e libertando a muitos ali. É nesse contexto, que Jesus afirma: “É necessário que eu anuncie em todas as cidades o evangelho do Reino de Deus, porque para isso fui enviado”

Nesse verso podemos destacar algumas características na vida de Jesus que precisam estar em nossas vidas. Eu quero compartilhar com os amados, acerca de três grandes características que são marcas na vida de um missionário, as quais são: Chamado de Deus, Consagração e submissão.

Estava lendo um informativo da convenção, o qual traz para nós a seguinte informação: temo hoje, 46 cidades sem o trabalho batista. São 46 cidades que precisam ser alcançadas por nós.m São milhares de pessoas que precisam de Jesus. E para alcançá-las precisamos ser verdadeiros missionário.

Fazer missões, não é fazer propaganda de missões, também não é só trazer a sua oferta. Para sermos missionários, precisamos de pelo menos ser marcados para a obra:

01.Chamado de Deus (v. 43)

A primeira marca de Deus, é o chamado para a obra missionária. O Missionário não pode ser um mero aventureiro. Ele é antes de tudo alguém que tem consciência do seu chamado. (Experiência ...)

02. Consagração (v.43)

O cristão para ser missionário, precisa ter uma vida consagrada.

Consagração, equivale a dedicação. Para a realização da obra missionária, “Deus precisa poder contar conosco”

Nas Palavras de Jesus podemos perceber que á palavras de alguém cuja vida demonstra consciência da missão. Jesus foi o missionário por excelência.

Para Jesus, o Campo é o mundo” para nós campo missionário pode ser o lugar onde você está” “Onde houver uma pessoa sem Jesus, ali está um campo missionário. Precisamos nos consagrar para esta obra!

03. Submissão (v.43)

Outra marca de um vida missionária, é a submissão ao chamado de Deus.

Jeus assim falou: “Convém que eu anuncie...!” “Para isso fui enviado!”

Estas palavras são palavras de alguém submisso. Jesus não só tinha consciência da vontade do Pai, e não só era consagrado, ele também era submisso. Aliás, submissão é um sinal de uma vida consagrada. O Pr. Ivo Seitz, no livro O Evangelismo Pioneiro, fala o seguinte: “O mundo vive preocupado com novidades. O Espírito Santo por meio de Paulo continua com razão. Em nossos dias proliferam os mestres que vendem livros do quem o povo querem ouvir. Correntes religiosas insistem em exaltar o ser humano como divino”

Estamos ouvindo irmãos, mais mensagens antropocêntrica cujo tema central, é o homem, e cada vez menos ouvimos mensagens cristocêntricas, na qual Cristo é o tema central.

Conclusão:

Missões, é a tarefa principal da igreja. Deus não nos chamou para construir templos, visitar os enfermos, ou qualquer outra coisa. A nossa missão primeira, é Adorar a Deus e a nossa tarefa dentro dessa missão, é “anunciar Jesus”: É “Ganhar Vidas para Jesus!”

Repitam: A minha missão, é: Glórificar a Deus, e a minha tarefa principal nessa missão, é: “Anunciar Jesus”. Minha tarefa, é “ganhar vidas para Jesus”

Irmãos precisamos ter consciência do chamado de Deus, precisamos ser consagrado, e submisso a Deus.

Que Deus nos ajude a ser missionários autênticos!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

MISSÕES LOCAIS


Um dos sinais de uma igreja avivada é a sua ação evangelizadora. Não poderíamos pensar em uma igreja como uma comunidade ocupada unicamente de si mesma, como se tivessem abandonado o mundo necessitado que está do lado de fora.

quando olhamos para a história da igreja primitiva descrita em atos, podemos ver claramente, tratar-se de uma igreja essencialmente evangelistica e missionária. e como resultado dessa ação evangelistica e missionária, está registrado:

“E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. (Atos 2:47)

Nesta breve referência podemos aprender alguns pontos sobre a evangelização.

 O primeiro é que o Senhor mesmo acrescentava os que haviam de ser salvos. Vivemos em uma época que se confia muito no ativismo e na tecnologia. Sem dúvida, há de se fazer uso de toda tecnologia que o Senhor tem nos dado. Porém temos que nos humilharmos diante de Deus e reconhecer que somente Cristo pode abrir os olhos dos cegos, destapar os ouvidos dos surdos e dar vida às almas mortas. A igreja hoje necessita ser mais humilde.
 Um segundo ponto sobre a evangelização é que Jesus fazia duas coisas, e estas devem sempre estar juntas. Acrescentava cada dia à igreja os que iam ser salvos, quer dizer, não os acrescentava sem serem salvos nem os salvava sem os acrescentar a igreja. Salvação e pertencer à igreja são dois atos que vão juntos.

 Em terceiro lugar, Jesus fazia isto cada dia. O Senhor fazia crescer dia a dia a comunidade. A evangelização e missões não é um assunto ocasional, deve ser algo contínuo. Quando a igreja esta cheia do Espírito Santo, se abre ao mundo necessitado de Deus e então as pessoas podem ser acrescentadas cada dia à igreja.

É pensando na importancia de missões, que a igreja Batista Missionária desenvolve o ministerio de evangelismo e missões. Estamos engajados nessa missão. Hoje contamos com duas congregações, somos participantes do trabalho missionário desenvolvido pela Convenção Batista Baiana - Missões Estaduais, Junta de Missões Nacionais, e Junta de Missões Mundiais.

Se você ama missões, entre nesse desafio conosco. Participe da obra missionária que estamos desenvolvendo. Entre em contato com a gente, Contribua para missões Locais.

domingo, 27 de junho de 2010

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Para que serve a Escola Bíblica Dominical?

1. Serve para ensinar as doutrinas bíblicas;
2. Conhecer a vontade geral de Deus;
3. Conhecer a pessoa de Deus;
4. Criar sólidos fundamentos para a sua fé;
5. Criar subsídios para um melhor testemunho;
6. Saber o que é errado e o que é certo;
7. Saber qual o caminho da salvação e qual o da perdição;
8. Receber repreensão, da parte de Deus, para coisas erradas que está praticando;
9. Aprender a se defender de falsos ensinos e falsos mestres;
10. Saber aconselhar;
11. Saber se relacionar melhor com os irmãos na fé;
12. Saber educar melhor os filhos;
13. Criar respeito pela Palavra de Deus;
14. Melhorar a oração;
15. Crescer em santidade;
16. Ser próspero – feliz e alegre;
17. Ajuda a criar um relacionamento melhor entre os irmãos da igreja;
18. Engajar as pessoas em projetos sociais e espirituais da igreja;
19. Dá exemplo para os filhos e para os pais;
20. Criar desprendimento das coisas do mundo e aumentar a esperança na volta de Cristo.

Motivos para não ir a EBD

1. Domingo, é o único dia que eu tenho pra dormir até mais tarde;
2. Já sei tudo o que é necessário;
3. Não gosto do professor;
4. O conteúdo é chato;
5. Não gosto das aulas;
6. Não gosto dos colegas de turma;
7. Prefiro ler a Bíblia só.
Resultados de não ir à EBD
1. Não sabe qual a vontade geral de Deus para a sua vida;
2. Não sabe testemunhar de forma eficaz;
3. Não vive segundo os preceitos bíblicos, visto que os desconhece;
4. Tem sua fé minada por dúvidas que não sabe responder;
5. Não sabe defender sua fé perante os não-crentes;
6. Não sabe identificar se uma doutrina, ou um mestre, ou qualquer outro ensinamento é bíblico ou não;
7. Erra muitas vezes por desconhecer o caminho certo;
8. Visto que não sabe nem para si mesmo, não tem muitas condições de aconselhar ninguém;
9. Não sabe orar direito, pois não entende o que é que Deus espera de nós na oração;
10. Não conhece direito os atributos e qualidades de Deus, não compreendendo muitas passagens obscuras e complicadas da Bíblia;
11. Não conhece as doutrinas bíblicas, e se as pratica é muitas vezes por simples repetição, e não de forma consciente;
12. Acaba considerando a Igreja como um clube, onde encontra os amigos, e não como uma casa de oração, onde se deve ir para louvar a Deus;
13. Na hora da provação, coloca a culpa das dificuldades no diabo, nos outras pessoas, e até em Deus, não reconhecendo que pode estar errando, por ignorância;
14. Não tem temor a Deus;
15. Não tem respeito pela Palavra de Deus;
16. Começa interpretar a Bíblia ao seu bel-prazer, ou a lê seletivamente, só o que é interessante para si e que seja útil para acusar os outros;
17. Torna-se orgulhoso, por não admitir que outra pessoa a ensine sobre a Palavra de Deus; se torna auto-suficiente;
18. São insubmissos a Deus, e da mesma forma a qualquer liderança que tenha;
19. Dá mais valor à experiência pessoal do que para o que a Bíblia diz;
20. Dá mais valor para o reino 'aqui e agora' do que para o reino vindouro.


Autoria de Givanildo Vicentini
===========================
Atenção:
Para você que ama a EBD, Está sendo preparada a nova revista de lições bíblicas, para a EBD. Procure a Diretora de Educação religiosa, da igreja, e solicite a sua revista.