segunda-feira, 2 de abril de 2012

Missões Mundiais e a Capelania

Missões Mundiais, através de alguns missionários na América Latina, tem investido no trabalho de Capelania que tem levado esperança e salvação a muitas pessoas. Confira um pouco do que Deus tem feito através desse ministério na América do Sul.

O jornal "Mente Abierta", de Montevidéu, publicou uma entrevista com a missionária Clélia de Oliveira em duas páginas, que fala sobre acompanhamento a familiares de pacientes terminais. A missionária dos batistas brasileiros está radicada no Uruguai há 20 anos e, após um período de capacitação, passou a integrar um grupo de voluntários que apoia os capelães evangélicos no país. Ela tem dedicado sua vida nessa importante tarefa.

Segundo a matéria, nas últimas décadas o trabalho de capelania no Uruguai vem diminuindo e, em alguns lugares, desapareceu por completo. Somente poucos hospitais e sanatórios ainda mantêm um trabalho forte e bem desenvolvido. Entretanto, a missionária Clélia está desenvolvendo um trabalho muito interessante na área de capelania no Hospital Evangélico que, nos últimos anos, foi revitalizado com a capacitação de seu pessoal.

A missionária Clélia afirma que a primeira coisa a ser feita, como capelã, é escutar o paciente e seus familiares; procurar entender o drama que estão atravessando e quais são os seus sentimentos. Ela explica que o capelão deve ter o cuidado de observar a particularidade de cada um para, aí sim, oferecer-lhes o que é mais necessário para as suas vidas: o apoio espiritual. "Nós cremos que Deus está conosco e cremos na palavra de Jesus que diz: 'Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados que eu lhes darei descanso'. Deus está aqui e vocês podem crer que Ele quer ajudá-los", diz a missionária Clélia. Segundo ela, para as pessoas que já creem nisso, não se deve questionar sua fé. Pois - entre a vida e a morte - este é o momento de renovação da crença em Deus. É nisto que consiste o trabalho de capelania.

O ministério de Capelania é muito especial, pois visa levar Cristo aos enfermos, aos encarcerados, aos portuários, aos oficiais em quartéis etc - para consolá-los e salvá-los - mas alcança também, os seus familiares. Esse trabalho precisa de sua ajuda. Caso deseje colaborar para a manutenção desse ministério, faça contato com Missões Mundiais da CBB.

Fonte: Junta de Missões Mundiais da CBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário